Pular para o conteúdo principal
A minha primeira experiência em sala de aula, de pé diante de mais ou menos 30 alunos, foi inesquecível. A monitoria que eu dava para a turma da Licenciatura em Artes Visuais, cujos alunos terão sua formatura junto comigo, era complicada devido à disciplina que movia pouco interesse deles por considerarem sua inutilização para a prática docente, além de ter um conteúdo capcioso – que eu já tinha visto no CEFET-RS. 

Foi aí que despertou o meu interesse por ensinar. Mas não dei muita bola, pois esta experiência foi no ano de 2009 e eu só me formaria em 2011 – lembro de pensar que faltava muito tempo. E cá estou! O assunto Educação “caiu no meu colo” novamente quando tomei conhecimento, há poucas semanas, das inscrições à seleção de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pois bem, corri atrás de livros e revistas que me inteirassem do assunto para a prova escrita, que será realizada nesta segunda, dia 07.

O primeiro clássico que peguei para ler foi Pedagogia da Autonomia do sábio Paulo Freire. Me comoveu. De certa forma me conscientizou a respeito de vários e importantes assuntos relacionados à educação, como ética, aperfeiçoamento do docente, reflexão, respeito ao discente, comprometimento, bom senso, e assim vai... e consegui formar uma opinião própria sobre seus pensamentos. “Talvez, numa outra época, com outros pensamentos e outras políticas governamentais...”.

Daí, como sou movida pela Arte, tive a idéia de pesquisar sobre a educação integrada à Arte. E eis que surge a Arte-educação, assunto que estou super-hiper-mega interessada no momento e que tenho convicção da sua importância para a educação. Livros como A Educação pela Arte (Herbert Read) e Educação pela Arte – Depoimentos são livros que tem me acompanhado na cabeceira da cama.

Algumas reflexões acerca do assunto estão presentes em meu pensamento, pois os gregos, Platão, Nietzsche e outros filósofos acreditavam nesta formação integral do ser humano, onde a cultura dá a base - um dos principais objetivos da educação. O que quero dizer é que tendo a Arte como base da Educação encontraremos a verdadeira natureza do ser humano, incentivando a capacidade de reflexão, discussão e interesse pela cultura. “Quando a pessoa é educada pela arte, através da arte, ela desenvolve o hábito da criatividade, e isso, vai acompanhá-la pelo resto da vida” comenta Isa Aderne, em Educação pela Arte – Depoimentos.

Quanto à criatividade, lembro que li algo sobre o assunto neste mesmo livro e que me chamou MUITO a atenção: 

".. E quando os caras descobriram que uma criança nasceria trazendo às palavras, a ordem foi: 'Matem as criancinhas' Não é isso que fazem com a gente? Pensem bem: o pronome pessoal 'eu' está no meio da palavra 'Deus'. Eu sou um 'eu', você é outro 'eu', ele é outro 'eu'. Isso aqui é um encontro de 'eus'. 'Toda vez que se reunirem em volta de mim eu estarei presente.' E aí, esse menino que Heródes mandou matar disse que vinha dizer o que? 'Deus está em mim, em ti. Eu sou o Criador'. Já parou para pensar que a palavra 'criança' tem o mesmo radical da palavra 'cria', 'criação' e 'Criador'? Ja pensou que matar a criança significa matar a criatividade? Matar o criador que há dentro de você?Quando você ve uma criança brincando de aviãozinho, você não é capaz de chamá-la de louca. Porque ela é criadora do seu próprio universo. nada mais perto de Deus do que uma criança. Só que um dia tem um Herodes que diz : 'Para sobreviver, você tem que matar essa criança!'. E ai, nós viramos adultos, e o adulto é uma criança adulterada. Olha o segredo da palavra! E ao virarmos adultos acabamos matando essa criança. Nós adulteramos a criança. Como é possível termos uma sociedade criativa se todas as crianças foram assassinadas? .." (Márcio Libar)

Será que a idéia de formar o ser integralmente será exterminada quando conseguirem matar todas as crianças interiores dentro de cada um de nós?

Não posso deixar que isto aconteça!
Torçam por mim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planta Baixa Atelier

Primeiro trabalho do 7º semestre na disciplina de Prática Profissional I - Fazer uma planta baixa do seu Atelier; Cá está, então... \o/

Degust Art

Amanhã, no Centro de Artes da UFPel, Rua Alberto Rosa entre Conde de Porto Alegre e Benjamin, será realizado a Mostra Degust Art - Arte Comestível - a partir das 18h. É comprovado que não tenho dotes culinários! Sequer gosto de cozinhar hahahaha xD E não sei o efeito no estômago das pessoas... mas.... tá ai... prontinho! Gelatina de Abacaxi Gelatina de Uva Balas de Goma Cobertura de Chocolate

Oficina de Origami - FURG

Muito feio desaparecer sem dar satisfações.. MAS a vida de adulta é cruel de vez em quando, coisas necessárias... Os estudos pros concursos estão a mil, mas sobrou um tempinho pra organizar - com a super-hiper-mega Letícia Maffei - uma oficina de origamis lá na FURG! O "1º Seminário Nacional Interdisciplinaridade na Escola - Os desafios que geram possibilidades", promovido pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares Arte e Matemática, disponibilizou no evento um tempo para oficinas, que foi onde eu e a Letícia entramos... Foi uma grande experiência. Apesar de ter sido monitora de Geometria Descritiva no 3º semestre da faculdade, nunca tinha lidado com explicações de Origami! Foi ótimo, planos futuros de novas oficinas =D Abaixo um dos diagramas que aplicamos e a foto do grupo...