Pular para o conteúdo principal
A minha primeira experiência em sala de aula, de pé diante de mais ou menos 30 alunos, foi inesquecível. A monitoria que eu dava para a turma da Licenciatura em Artes Visuais, cujos alunos terão sua formatura junto comigo, era complicada devido à disciplina que movia pouco interesse deles por considerarem sua inutilização para a prática docente, além de ter um conteúdo capcioso – que eu já tinha visto no CEFET-RS. 

Foi aí que despertou o meu interesse por ensinar. Mas não dei muita bola, pois esta experiência foi no ano de 2009 e eu só me formaria em 2011 – lembro de pensar que faltava muito tempo. E cá estou! O assunto Educação “caiu no meu colo” novamente quando tomei conhecimento, há poucas semanas, das inscrições à seleção de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Pelotas. Pois bem, corri atrás de livros e revistas que me inteirassem do assunto para a prova escrita, que será realizada nesta segunda, dia 07.

O primeiro clássico que peguei para ler foi Pedagogia da Autonomia do sábio Paulo Freire. Me comoveu. De certa forma me conscientizou a respeito de vários e importantes assuntos relacionados à educação, como ética, aperfeiçoamento do docente, reflexão, respeito ao discente, comprometimento, bom senso, e assim vai... e consegui formar uma opinião própria sobre seus pensamentos. “Talvez, numa outra época, com outros pensamentos e outras políticas governamentais...”.

Daí, como sou movida pela Arte, tive a idéia de pesquisar sobre a educação integrada à Arte. E eis que surge a Arte-educação, assunto que estou super-hiper-mega interessada no momento e que tenho convicção da sua importância para a educação. Livros como A Educação pela Arte (Herbert Read) e Educação pela Arte – Depoimentos são livros que tem me acompanhado na cabeceira da cama.

Algumas reflexões acerca do assunto estão presentes em meu pensamento, pois os gregos, Platão, Nietzsche e outros filósofos acreditavam nesta formação integral do ser humano, onde a cultura dá a base - um dos principais objetivos da educação. O que quero dizer é que tendo a Arte como base da Educação encontraremos a verdadeira natureza do ser humano, incentivando a capacidade de reflexão, discussão e interesse pela cultura. “Quando a pessoa é educada pela arte, através da arte, ela desenvolve o hábito da criatividade, e isso, vai acompanhá-la pelo resto da vida” comenta Isa Aderne, em Educação pela Arte – Depoimentos.

Quanto à criatividade, lembro que li algo sobre o assunto neste mesmo livro e que me chamou MUITO a atenção: 

".. E quando os caras descobriram que uma criança nasceria trazendo às palavras, a ordem foi: 'Matem as criancinhas' Não é isso que fazem com a gente? Pensem bem: o pronome pessoal 'eu' está no meio da palavra 'Deus'. Eu sou um 'eu', você é outro 'eu', ele é outro 'eu'. Isso aqui é um encontro de 'eus'. 'Toda vez que se reunirem em volta de mim eu estarei presente.' E aí, esse menino que Heródes mandou matar disse que vinha dizer o que? 'Deus está em mim, em ti. Eu sou o Criador'. Já parou para pensar que a palavra 'criança' tem o mesmo radical da palavra 'cria', 'criação' e 'Criador'? Ja pensou que matar a criança significa matar a criatividade? Matar o criador que há dentro de você?Quando você ve uma criança brincando de aviãozinho, você não é capaz de chamá-la de louca. Porque ela é criadora do seu próprio universo. nada mais perto de Deus do que uma criança. Só que um dia tem um Herodes que diz : 'Para sobreviver, você tem que matar essa criança!'. E ai, nós viramos adultos, e o adulto é uma criança adulterada. Olha o segredo da palavra! E ao virarmos adultos acabamos matando essa criança. Nós adulteramos a criança. Como é possível termos uma sociedade criativa se todas as crianças foram assassinadas? .." (Márcio Libar)

Será que a idéia de formar o ser integralmente será exterminada quando conseguirem matar todas as crianças interiores dentro de cada um de nós?

Não posso deixar que isto aconteça!
Torçam por mim...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planta Baixa Atelier

Primeiro trabalho do 7º semestre na disciplina de Prática Profissional I - Fazer uma planta baixa do seu Atelier; Cá está, então... \o/

Clube de Matemática

Fiquei apaixonada por um projeto realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, que tomei conhecimento através de uma ex-colega de aula de Ensino Fundamental (e amiga) Letícia Maffei. Ela é professora de Matemática nesta escola e criou o "Clube da Matemática", um projeto de extensão onde os alunos interessados podem participar semanalmente, de forma gratuita, realizando atividades lúdicas e até mesmo ARTÍSTICAS que se relacionam com a matemática! Fiquei emocionada! Tem origamis pra todos os lados!! Deu até saudade dos meus...     Isso me levou à lembrança do projeto de pesquisa que fiz pro Mestrado em Educação - sobre Nietzsche - A educação pela Arte. Lembro do meu problema de pesquisa - "Por que e como a Arte estimula a crítica e como isso pode influenciar o aprendizado na contemporaneidade?" Lembrei, inclusive, de quando fui monitora da disciplina de Geometria Descritiva. Ficava apavorada de como as pessoas tem dificuldade em pe...

Origami, Kusudama e Block Folding

Parte importante da apresentação de hoje, que não poderia deixar de comentar aqui! Dicas para se fazer boas dobraduras: Sempre verificar inicialmente o formato do papel. A grande maioria é feita com papel quadrado, mas não é sempre que isto ocorre; Realizar dobras e vincos com firmeza; Lembrar que uma melhor qualidade dos resultados finais virá com a prática; Prestar atenção ao tipo de papel a ser utilizado. Em geral, papéis como o de revistas ou os de embrulhar presente são ótimos para o trabalho. Também são utilizados color-set (também chamado carmin) e color plus; Realizar os primeiros trabalhos com papéis de aproximadamente 15cm de lado. Quanto menor o tamanho do papel, mais difícil de executar as dobras; Origamis são os tipos mais comuns: com um formato de papel e algumas dobras, algo é formado. Kusudamas são origamis modulares. Para cada kusudama, é necessário um tipo de módulo. As vezes acontece do módulo se repetir para 2 kusudamas. Block Folding tamb...